Olá pessoal!
Passei para a segunda etapa do Prêmio Cidadão São Paulo!!!
Se puderem ajudar votando, segue o link abaixo:
Bjs e feliz ano novo!!!
Um pouco mais sobre o que eu tenho feito:
Meu nome é Cecilia Lotufo, sou casada, tenho 39 anos de idade e dois filhos. Sou fundadora do Movimento Boa Praça (Revitalização das Praças) e do Instituto Kairós (Consumo Responsável) . Sou também Conselheira eleita do CADES (Conselho do Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz) e do Conselho Participativo Municipal, ambos da Subprefeitura de Pinheiros.
O meu foco é o resgate dos espaços de convivência, da diversidade e do debate local para que, a partir das diferenças e da conexão com o outro, consolidemos um processo de construção coletiva de uma nova ideia de cidade. Nesse sentido, a minha prioridade é a ação local que surge a partir de um diagnóstico colaborativo. (levantando temas como distribuição de renda; desigualdades de acesso, produção e circulação de conhecimentos; acesso aos direitos fundamentais; participação política, saúde, educação, entre outros).
Hoje, desenvolvo este projeto dentro da Vila Jataí, que é o bairro onde eu moro e também onde fica a minha pizzaria. Neste link temos o resultado do trabalho coletivo que fizemos como proposta para a Lei de Ocupação e Uso do Solo e que encaminhamos para a Secretaria de Planejamento Urbano agora em dezembro:
Projeto Vila Jataí:
Neste outro link temos o projeto que desenvolvemos para uma casinha que estava abandonada dentro de uma praça da Vila Jataí:
Projeto casinha:
As praças hoje estão sob a gestão das subprefeituras, entretanto, devido a falta de verba e as faltas de comprometimento do poder público e da sociedade civil estão, na maioria, mal cuidadas e degradadas. Através do Movimento Boa Praça, escrevemos um PL que dispõe sobre Gestão Participativa de Praças pois acreditamos que esta possa ser uma boa solução para a gestão destes espaços:
PL Praças:
Segue também o link para o site do Movimento Boa Praça:
O Conselho Participativo Municipal é um organismo autônomo da sociedade civil, reconhecido pelo Poder Público Municipal como espaço consultivo e de representação da sociedade nas 32 subprefeituras da cidade. Sua função é exercer o controle social, assegurando a participação da sociedade, no planejamento e fiscalização das ações e gastos públicos nas regiões, como também sugerindo ações e políticas públicas nos territórios. Ele é formado exclusivamente por representantes da sociedade civil eleitos pelos moradores de cada distrito da cidade de São Paulo. O número de conselheiros varia de acordo com a distribuição da população das subprefeituras e seus distritos.
Segue Blog do Conselho Participativo Municipal de Pinheiros onde sou conselheira:
O CADES, Conselho de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz de Pinheiros – é um órgão de natureza participativa e consultiva que tem o importante papel de propor e colaborar com a formulação de políticas públicas relacionadas à proteção ambiental, à implantação de programas que fomentem a cultura de paz e à implementação da Agenda 21 Local, sempre promovendo e incentivando a participação social. O objetivo desse conselho é engajar a população, através de seus representantes, na discussão e formulação de propostas socioambientais junto às subprefeituras. Constituído de forma bipartite, seus componentes são 50% eleitos pela sociedade civil e 50% por representantes do poder público. O mandato dos conselheiros é de dois anos, cabendo duas reconduções, por igual período.
Segue Blog do CADES onde também sou conselheira:
Importante falar que o trabalho dos conselheiros em ambos os conselhos não é remunerado e é considerado serviço público relevante.
Outros links relevantes:
Link para a página da Vila Jataí no facebook:
Link para a página da casinha no facebook:
Link para página do Movimento Boa Praça no facebook:
Link para Ning do Boa Praça:
Bom, tentei fazer um resumão de tudo! Qualquer outra informação ou dúvida que ficar é só falar!!