O evento foi realizado no Teatro da Vila e contou com a presença de duas integrantes da Autoformação que nos instigam questões a partir de suas práticas: O Movimento Boa Praça, apresentado pela articuladora Cecília Lotufo, e um trabalho de extensão desenvolvido na UBS Pêra coordenado por Luciana Côlvero. Dois debatedores problematizaram as apresentações: o geógrafo Pablo Ibanez e o urbanista Nabil Bonduki. A tônica do encontro foi a possibilidade de se compartilhar saberes e produzir elaboração para o fortalecimento de nosso coletivo.
As duas apresentações evidenciaram a importância de se conhecer o território para produzir um conhecimento que seja útil para a população e que permita a participação e ocupação do espaço público. A leitura do território e de suas necessidades, em ambas as experiências, se utiliza de ferramentas de georeferenciamento de informações, o que permite um conhecimento mais aprofundado das necessidades locais.
Nabil Bonduki apontou a reconquista do espaço público da cidade como um dos principais feitos do grupo Auto formação local. Diante de um espaço público segregado há imensa necessidade de se integrar os equipamentos públicos, o que fica muito facilitado quando se tem um modelo de gestão compartilhada a partir dos conselhos gestores. Essas instâncias locais devem promover debates sobre o que se deseja para o lugar em que vivemos e preparar a sociedade para participar ativamente do que se planeja para a cidade.
Pablo Ibañez chamou a atenção para o conceito de horizontalidade, muito utilizado pela Auto formação local. Cunhado por Milton Santos, diz respeito às relações que se estabelecem a partir da relação, do convívio que o cotidiano proporciona. Nesse sentido, o convívio e a utilização do espaço público produzem uma desaceleração do cotidiano, permitindo que novas coletividades emerjam.
A participação da Instituição Projetos Terapêuticos na Auto formação local fortalece nosso objetivo de agir sobre o território em rede, colocando em prática nossa concepção de saúde que só pode existir quando os múltiplos aspectos da vida são levados em conta. Este evento foi um praticável que demonstrou a potência do funcionamento em rede e da saída para o território, que se fez seguindo os múltiplos caminhos que as idéias e elaborações percorreram a partir da confluência de várias iniciativas e necessidades.
Para conhecer as experiências citadas e as questões que foram discutidas veja através do link abaixo o vídeo do evento!
Territórios 2010 from Flor Rodrigues on Vimeo.
">