"Em qualquer rua de qualquer cidade Em qualquer praça de qualquer pais Levo o meu canto puro e verdadeiro Eu quero que o mundo inteiro Se sinta feliz" Tim Maia
25 de abr. de 2010
Cinema na Praça: a magia de Charles Chaplin com trilha sonora ao vivo em Pic-Nic Comunitário
Que tal um cineminha no início da noite de domingo? Um ótimo programa, certo? Ainda mais se a exibição for ao ar livre, numa praça agradável na zona oeste de São Paulo. Isso mesmo. Estamos te convidando para o próximo Pic-Nic Comunitário do Movimento Boa Praça. Nesta 13a edição o tema será Cinema na Praça e acontecerá no domingo, 25 de abril, das 16 às 21 horas na Praça François Belanger, que fica entre as ruas Pereira Leite e Araioses (travessas das avenidas Heitor Penteado e Cerro Corá).
A programação foi escolhida por meio de uma enquete que durou uma semana e teve a participação de dezenas de pessoas que enviaram sugestões de filmes que gostariam de assistir na praça. Foram citados os mais variados gêneros e procedências. O resultado privilegiou algo que agradasse toda a família, mas que ao mesmo tempo tivesse um conteúdo reflexivo, que é uma das tônicas do Movimento Boa Praça.
A programação do Cinema na Praça será iniciada às 19 horas com curtas do ator e diretor inglês Charles Chaplin. A exibição terá um charme à parte. Assim como acontecia nos tempos do cinema mudo, a trilha sonora será executada ao vivo pelo grupo Os Trilheiros. Os músicos Thiago Pitiá (violão e percussão), Ilca Leanza (teclados e percussão), moradores do bairro, e Michelle Ortega (violino) já percorreram o país fazendo trilhas de filmes mudos em praças e lugares onde pessoas nunca tinham ido ao cinema. “É um trabalho de improviso, em que eles tentam traduzir a emoção do filme em forma de música”, diz Cecília Lotufo, uma das organizadoras do Movimento Boa Praça. Na seqüência, serão apresentados também os curtas Mutantes de Rubens Rewald e Rossana Foglia (ambos moradores da região) e Ilha das Flores, de Jorge Furtado.
Cidadania desde cedo
Como em toda edição, as crianças também têm o seu espaço no Boa Praça. Dessa vez, a Casinha na Árvore levará atividades lúdicas ambientais como a montagem de cestinhas de piquenique e decoração com garrafas pets. E, como em edições anteriores, a Casa do Crescer organizará um troca-troca cultural de livros. Para essas duas atividades as crianças devem levar livros em bom estado para as trocas e garrafas pet para a oficina. Quanto aos adultos, basta levar uma comida ou bebida que farão parte da mesa comunitária de nosso Pic-Nic. O 13o Pic Nic Comunitário contará mais uma vez com o apoio da Subprefeitura de Pinheiros. Como de costume, esperamos reunir em torno de 200 pessoas.